top of page

Socorro! Confinados em teletrabalho

Atualizado: 4 de mar. de 2021

Fechados em casa. Há dias em que já não nos podemos ver! Veja aqui algumas dicas para lidar com o stresse do confinamento.


Tenha em atenção que esta intolerância não é uma consequência direta do comportamento ou da personalidade do outro, mas é, sobretudo, consequência da situação que todos estamos a viver, e que é uma fonte importante de stresse externo que causa pressão, ansiedade, impaciência, medo, angústia…


Deixo-lhe aqui algumas dicas para lidar com este stresse e aliviar estas emoções perturbadoras do seu bem-estar.





1. Mantenha-se ativo

O exercício liberta endorfinas no sangue que atuam sobre o humor, reduzem o stresse, a ansiedade e a depressão. Aproveite o tempo com os seus filhos para atividades de brincadeira mais físicas. Uma guerra de almofadas, um jogo de apanhada, jogar à bola, levantá-los no ar…é exercício e tempo de qualidade com os filhos. É diversão e descompressão para todos.


2. Não descure o passeio higiénico.

O contacto com a natureza, apanhar sol, respirar ar puro… são essenciais para a saúde física e mental. E de forma geral, aproveite a varanda ou simplesmente a janela. Abra as janelas e as cortinas, deixe entrar a luz e o sol e a casa arejar.


3. Comam alimentos saudáveis.

Valorize as frutas e legumes. Negue a tentação de comprar doces e snacks. Se os tiver em casa é mais difícil resistir à tentação! Chame as crianças para cozinharem consigo.


4. Ponha música a tocar.

Há sempre uma playlist para tudo, para trabalhar, para relaxar, para namorar, para brincar, para dançar, para criar energia…


5. Tire tempo para si,

para fazer aquilo de gosta, para cuidar do seu corpo e da sua mente. Respeite o tempo a sós do seu par e dos seus filhos.


6. Tire tempo para a interação de casal,

para a gestão doméstica, mas também para se conectarem. Tenha em atenção que a vossa relação pode ser reforçada em atividades em família, mas que também não podem descurar o tempo de intimidade a dois. As crianças são muito absorventes e, normalmente, quando estão presentes torna-se difícil falar de qualquer assunto em que eles não sejam os protagonistas. E aviso já, que isto tende a manter-se até eles saírem de casa, ou melhor, sempre que estejam convosco!


7. Desfrute dos momentos em família,

por exemplo, as horas da refeição, para conversarem sobre o dia, sobre a família, sobre os vossos gostos e preferências, sobre as vossas emoções, para falar de gratidão… em que todos devem dar a sua opinião, na sua vez; é uma forma construtiva de fomentar laços familiares, conexão entre os parceiros, e educação para uma comunicação eficaz.


8. Uma massagem em família,

É também uma excelente forma de partilha e de conexão. Cada um, à vez, é massajado pelos restantes membros da família, é diversão e relaxamento garantidos, desde que os seus filhos não sejam adolescentes!


9. Videoconferência com amigos e família.

O apoio social também é muito importante, e não sendo possível o encontro pessoal, tirem partido da tecnologia e partilhem histórias, memórias e planos para o futuro.


10. Manter a vossa sexualidade ativa.

O stresse é um fator com grande influência sobre a líbido. É normal que ambos, ou um dos parceiros, reduza o seu interesse em envolver-se em atividades sexuais. Compreenda que isto é uma consequência da situação e não uma perda de interesse na relação. Sejam criativos para interessar o vosso par.


11. Separar trabalho e vida pessoal

Em regime de teletrabalho, é importante criar uma rotina que acentue a separação do trabalho da sua vida pessoal. Por exemplo, em vez da habitual deslocação até ao local de trabalho, crie uma rotina diferente (dar um pequeno passeio a pé ou beber um café à janela). Saia do espaço de trabalho durante a pausa para almoço e, em intervalos regulares, durante o dia.


12. Horário de trabalho

Defina o seu horário de trabalho. Muitas pessoas podem beneficiar de um horário diferente em teletrabalho, especialmente se tiver de atender filhos em idade dependente. Evite trabalhar fora do horário definido.



Achou estas dicas interessantes? Deixe aqui o seu comentário.

0 comentário

Comments


Arquivo

bottom of page