Estou certa de que muitas das suas preocupações se relacionam com a sua vida profissional. Seja trabalhador por conta de outro ou trabalhador independente, esteja a trabalhar, em lay-off ou desempregado, todos nós ouvimos as notícias de uma crise económica.
Não podemos deixar de nos sentir, no mínimo apreensivos, sobre o que nos reserva o futuro. Se nos deixamos envolver nestas preocupações provavelmente vamos criar um crescendo de angústia e ansiedade que nos impedem de funcionar adequadamente.
Em primeiro lugar, é essencial, quebrar esse padrão de preocupação. Não vale de nada preocupar-se com aquilo que não pode controlar. Está fora do seu alcance o controlo da economia nacional, não pode controlar a manutenção do seu emprego, nas circunstâncias atuais.
Mas isto não significa que não possa fazer nada para lidar com esta situação. A ideia é focar a sua atenção naquilo que pode controlar, naquilo que pode fazer agora para melhorar a sua situação financeira, a sua carreira futura. Se criar um plano, uma estratégia de ação, vai perceber que a sua energia melhora e a sua saúde mental também. Todos temos opções, e ter várias opções é melhor do que só ter uma solução.
Proponho-lhe que faça este exercício:
Faça uma lista das coisas que é bom a fazer (competências e aptidões)
Faça uma lista das coisas que gosta de fazer (interesses)
E finalmente uma lista das coisas que são importantes, que têm significado (valores)
Distribua cada uma das atividades no esquema que se segue, esteja atento às sobreposições. Por exemplo, pode ser bom a escrever e gostar de escrever!
Quais são as atividades que se encontram na interseção dos 3 círculos?
Que conclusões pode tirar deste exercício? Será que poderia eventualmente escrever sobre um assunto em que seja competente e criar um livro, um e-book, uma ação de formação, um blog. Como poderia rentabilizar essa atividade?
Consegue pensar em várias soluções para criar um rendimento suplementar, para se focar na procura de um novo emprego, para desenvolver competências que possam melhorar o seu desempenho no atual emprego?
Trabalhar naquilo que gostamos, somos competentes e achamos importante é uma motivação muito poderosa para alcançar sucesso.
Defina um ou dois objetivos profissionais e comece a definir um plano para entrar em ação de imediato.
Reinvente a sua vida!
Comments