top of page

A Roda da Vida

A nossa vida é composta por várias esferas, desempenhamos vários papéis, somos pais, filhos, amigos, profissionais… em algumas dessas esferas somos muito competentes, noutras sentimos que precisamos de crescer.

No Coaching usamos frequentemente uma ferramenta que nos ajuda a criar clareza sobre aquilo que queremos mudar. Estou a falar da Roda da Vida.


A Roda da Vida analisa 8 a 12 esferas de vida, mas pode ser adaptada às esferas que entender que se aplicam mais especificamente à sua vida ou às suas necessidades.

Para realizar este exercício pode imprimir a Roda da Vida neste link:





Classifique cada uma das áreas da sua vida de 1 a 10.

Veja aqui uma breve descrição das áreas de análise mais comuns:

Área Pessoal


Saúde: Considere a sua saúde física, mental e emocional. Energia física e vitalidade e humor ou disposição.


Desenvolvimento Intelectual: Grau de satisfação com o seu progresso em termos de aprendizagem de conceitos, técnicas, competências e capacidade de estabelecer novas relações entre informações.


Desenvolvimento Emocional: Grau de satisfação com a sua maturidade emocional, capacidade de reconhecer e lidar com as suas emoções, mantendo o equilíbrio e a satisfação pessoal.



Área Profissional


Realização Profissional: Satisfação com o seu trabalho atual e o seu desenvolvimento de carreira. Até que ponto o seu trabalho está em sintonia com os seus objetivos de vida e com os seus valores.


Contribuição Social: Perceção do impacto que o seu trabalho tem sobre os outros ou sobre a sociedade.


Finanças: Analise os seus recursos financeiros, salário, poupanças e investimentos. A sua situação financeira está de acordo com as suas competências e valor? O seu rendimento é compatível com o estilo de vida que pretende?



Relacionamentos


Família: Grau de satisfação das suas relações com família imediata, e outros parentes próximos, e como elas impactam na sua vida diária.


Relações amorosas: Grau de satisfação com a sua vida amorosa; estabilidade, qualidade da comunicação, diversão, intimidade e sexualidade.


Relações sociais: Avalie a qualidade da sua rede social de suporte, e o seu sentido de pertença ao grupo de amigos e colegas.



Qualidade de Vida


Criatividade, hobbies e diversão: Analise as suas atividades criativas, de descanso, de relaxamento e recreativas.


Plenitude e felicidade: Avalie a qualidade das suas experiências de vida e se elas lhe trazem felicidade. Este ponto é facultativo, pode considerar as suas experiências de plenitude e felicidade incluídas em cada uma das esferas de análise anteriores.


Espiritualidade: Envolve religião, mas não só. Depende daquilo que significa para si e que impacto tem ou gostaria que tivesse na sua vida.



Analise o seu perfil de prioridades.

Analise quais as áreas que considera que mais precisa de desenvolver.

Qual é a área que exigiria menor esforço para um impacto maior na sua vida?

Defina as 3 áreas essenciais para melhorar a curto-médio prazo.


Quer aprofundar este tema?


Deixe aqui o seu comentário.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Arquivo

bottom of page