top of page

8 Passos para Relaxamento Rápido

A ansiedade generalizada é uma consequência frequente à exposição a situações indutoras de stresse. Se estas situações forem sucessivas ao longo do dia, mesmo sendo de baixa intensidade, vão-se acumulando determinados níveis hormonais no sangue que acabam por desencadear respostas de elevada intensidade.

Com o relaxamento consegue uma diminuição da ativação fisiológica que é acompanhada com uma sensação de calma e bem-estar.



O relaxamento deve ser praticado 1 ou 2 vezes por dia, num local tranquilo, sem interrupções e num ambiente semi-obscurecido.


1.    Sente-se ou deite-se numa posição confortável, com os membros superiores e a cabeça apoiados. Feche os olhos.


2.    Respire profunda e lentamente. Inspire pelo nariz e expire pela boca. Faça uma respiração abdominal. Se tiver dificuldade, use as suas mãos ou um saco de arroz sobre o abdómen para facilitar a consciência do movimento respiratório. Ao inspirar sinta a expansão do abdómen empurrando as suas mãos para cima. Ao expirar sinta o abdómen voltar à posição inicial. Foque-se na respiração.


3.    Dobre o seu corpo, abrace os seus joelhos, contraia os músculos, incluindo os músculos faciais. Mantenha a contração durante 15 segundos. Sinta bem o máximo dos seus músculos contraídos.


4.    Volte à posição inicial de relaxamento. Sinta a diferença dos músculos agora relaxados. Foque-se nos músculos a partir da sua cabeça até aos pés.


5.    Repita 3 vezes


6.    Mantenha a respiração abdominal


7.    Lembre-se de um momento em que se tenha sentido completamente relaxado, por exemplo, deitado na praia, no campo, a observar um pôr-do-sol…explore a imagem desse momento, o que viu, o que ouviu, que cheiro havia no ar, o que sentiu. Aproveite o momento.


8.    Conte até 3 para abrir os olhos. Espreguice-se. Levante-se muito devagar, um movimento brusco pode provocar tonturas.


Reinvente a sua vida e bom relaxamento!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Arquivo

bottom of page