top of page

Reinvente a sua Marca Pessoal

Ser bom no que faz pode não ser suficiente, é preciso dar-se a conhecer, é preciso ser notado!


Se está à procura de novo trabalho, ou de uma promoção, se quer distinguir-se no seu emprego ou está a tentar uma nova carreira, por conta de outro ou como empreendedor, em qualquer dos casos, deve dedicar algum tempo a preparar a sua marca pessoal.

O objetivo do marketing pessoal é desenvolver a sua imagem pública, torná-la mais atrativa, para futuros empregadores ou clientes, e fazê-lo/a distinguir-se da sua concorrência.



Aqui vão algumas dicas para desenvolver a sua imagem profissional


Definir o seu objetivo

Em primeiro lugar defina o que pretende atingir, qual é o seu objetivo? As estratégias serão pensadas de acordo com o objetivo que for definido.

Portanto, defina um objetivo claro e alcançável para a sua marca pessoal. Pode ser expandir a sua rede de contatos profissionais, conquistar uma promoção ou um cargo x na empresa dos seus sonhos.

A partir daí você consegue traçar um plano de ações que precisam ser feitas para chegar até esse objetivo.

Definir o seu público-alvo

Toda a sua comunicação deverá ser adequada ao seu público-alvo. Destacar as suas habilidades profissionais exige um estilo diferente quando se dirige a clientes ou a gestores, a jovens ou a idosos.


Fator diferenciador

Analise quais as especificações do seu mercado e quais as mais valias que o podem fazer distinguir-se da sua concorrência. Lembre-se de que é único e especial, pelo que a sua abordagem também o é.

A sua marca tem de oferecer valor acrescentado. É importante pensar muito bem no que pode oferecer aos outros, porque se não oferecer um produto ou serviço diferenciado, será só mais um entre muitos. O seu objectivo e destacar-se dos restantes.

Comunicação

Na prática do marketing pessoal é essencial saber estabelecer contactos interpessoais, seja em modo presencial, por telefone ou pela internet usando a comunicação oral e escrita.

Trabalhe a sua capacidade de comunicar, de conseguir expressar-se bem, de ser diretivo e claro, fazendo com que a mensagem seja entendida pelo seu destinatário.


Marca Pessoal

Veja e trate o seu nome como uma marca profissional. Quais são os valores que a sua marca defende? Qual é o conceito que transporta? Quais os seus princípios? O que faz diferente?

Pense quais são as cores, as imagens, os símbolos que transmitem essas ideias.

Tudo o que posta nas redes sociais, como comunica com os colegas, a imagem que passa, o seu posicionamento, deve ter a mesma imagem integradora. Por isso, uniformize. As pessoas têm que entender quem é, e qual é a sua proposta de valor.

Imagem Pessoal

O cuidado com a imagem pessoal também é importante. Qual é a imagem que pretende passar aos outros?

Esta imagem deve ser definida como uma adequação visual ao contexto socio-profissional. É essencial adequar a sua imagem à profissão que lhe está associada, bem como à atividade que no momento está a desempenhar, criando uma coerência de conjunto.

Mantenha-se relevante

Você pode ser o melhor na profissão, mas sempre haverá algo de novo para aprender.

Procurar especialização e formação de forma constante é obrigatório para se manter atualizado/a, principalmente em mercados em constante transformação.

Esta é também uma oportunidade de contactar outros profissionais da sua área e uma forma eficiente de promoção pessoal.

Rede de Contactos

O marketing pessoal implica também a construção de uma rede de contactos. Aproveite os contactos que já possui, reative contacto com quem já não fala há muito tempo. Dê a conhecer a todos o seu novo projeto. Ofereça ajuda e peça referências.

Redes Sociais

Seja ativo nas redes sociais. Crie conteúdos, dê gostos, compartilhe publicações. no fundo é ser notado pelas pessoas, que poderão ser os seus clientes ou o futuro empregador.

Tenha muito cuidado com aquilo que partilha nas redes, o que publica tem de estar em sintonia absoluta com a sua imagem profissional. Não é deixar de ser você mesmo ou fingir uma coisa que não é, é manter o seu Eu Profissional independente do seu Eu Privado.

Valorize as suas histórias de sucesso, mantenha claro o seu objetivo, passe uma imagem fiável e segura ao mercado, comunique de forma objetiva e interessante, faça com que as pessoas queiram estar consigo, que seja a escolha para o trabalho, ou simplesmente queiram que faça parte da empresa deles. Agregue valor a si mesmo, partilhe com os outros o seu valor.

LinkedIn 

No cenário das redes sociais, o LinkedIn é a que mais se destaca quando o objetivo é a promoção pessoal.

O Linkedin é uma plataforma destinada a estabelecer conexões com outros profissionais, é ideal para estabelecer ligação com empregadores, clientes e parceiros de negócio.

Mantenha o seu perfil sempre atualizado com as informações mais relevantes sobre si e o seu trabalho.

Mantenha a sua coerência ao longo do tempo

Não basta criar uma imagem profissional de excelência, é essencial cumprir as suas promessas, manter o seu profissionalismo em todas as circunstâncias e ser responsável, continua e consistentemente.

Achou este texto útil? deixe o seu comentário.


Reinvente a sua vida!

0 comentário

留言


Arquivo

bottom of page