top of page

O presente que o seu par realmente quer este Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é uma época para celebrar o amor e a conexão entre duas pessoas. Embora flores, chocolates e jantares românticos sejam maravilhosos, e sempre apreciados, o verdadeiro presente que o seu par deseja neste dia especial é algo que não pode ser comprado: ser visto, ser ouvido e ser compreendido.


É possível que já tenha ouvido alguma destas queixas no seu relacionamento de casal. Este triplo objetivo, mostrar ao seu par que é visto, é ouvido e é compreendido, é a base para criar a proximidade e a intimidade que falta na vossa relação. Para o conseguir basta trabalhar 4 competências de comunicação e conseguirá a base de qualquer relacionamento seguro e íntimo, porque vai conseguir um impacto positivo na forma como vocês se conectam, partilham os vossos pensamentos e sentimentos, e resolvem problemas juntos. Quando a comunicação é boa, vocês são capazes de construir uma conexão mais profunda e uma relação mais forte.

Num relacionamento seguro, os casais usam comunicação assertiva para falar dos seus problemas e expõem as suas emoções, o que lhes permite sentir maior bem-estar e intimidade.




Este ano, no Dia dos Namorados, os casais podem oferecer algo que o seu par deseja e que o seu relacionamento precisa, algo que cause um impacto real no vosso dia-a-dia; competências de comunicação e conexão que vos aproximam e vos tornam mais íntimos.

O que seu par realmente quer, este ano, é ser visto, ser ouvido e ser compreendido.


Então veja como pode começar.


1. Dê ao seu parceiro tempo para falar sem interrupções

Deixar a outra pessoa dizer o que pensa permite que ela saiba que é importante para si. Interrompa o que está a fazer e foque-se apenas na comunicação verbal e não verbal do seu par. Quando lhe é permitido falar, quando se interessam pelo diz, a pessoa sente-se ouvida.


2. Escute para compreender, não para argumentar.

Mantenha um espírito curioso e aberto para compreender como o seu par vê o mundo, do ponto de vista dele. Não existe apenas uma verdade, cada pessoa vê o mundo à luz das suas experiências passadas e da sua personalidade. Descubra a verdade do seu par. Aproveite para fazer as perguntas necessárias para aprofundar melhor o seu conhecimento.


3. Repita o que você compreendeu

Isto evita mal-entendidos e permite que o seu par saiba que você ouviu com atenção e compreendeu. O seu par vai sentir-se compreendido.


4. Valide o ponto de vista dele/a

Diga-lhe que faz sentido, que é compreensível o ponto de vista dele/a. Deixe o seu par saber que, não só você entende, você aceita a perspetiva dele/a, especialmente se você discordar. Não faça juízos de valor ou críticas ao ponto de vista do outro, simplesmente aceite quem ele/a é. Afinal, é a pessoa por quem você se apaixonou e a sua função não é mudar o outro, é apenas amá-lo. Validar o outro permite que ele se sinta visto.

Aprender e praticar estas 4 competências de comunicação eficaz é o presente que vai continuar a dar frutos ao longo de todo o ano. Estas competências de comunicação e conexão permitem-vos aproximarem-se e criarem mais intimidade para toda a vida.



Para completar as vossas celebrações de namorados veja estas 24 Atividades para o Dia dos Namorados e jogue o jogo de Intimidade Toca-me

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Arquivo

bottom of page