top of page

Os homens são de Marte

As mulheres e os homens são diferentes na forma como comunicam e como lidam com as emoções.


Já em crianças, quando um menino se magoa num jogo levanta-se e continua a jogar ou, se está muito magoado, sai do jogo para deixar os outros meninos continuarem a jogar.

Quando uma menina se magoa num jogo, o jogo pára e todas as meninas se reúnem à volta da que está magoada para a ajudarem, verem se precisa de ajuda e para a reconfortarem.


De forma geral, enquanto a maioria das mulheres valoriza as relações e as emoções, a maioria dos homens valoriza a autonomia, a competência, e a realização pessoal.

Eles estão constantemente a tentar mostrar o seu valor e a sua competência. Para isso, precisam de atingir as suas metas sozinhos. A autonomia significa eficiência, poder e competência. Por isso os homens guardam os seus problemas para si próprios. Só vale a pena falarem do problema se não o conseguirem resolver sozinhos, e isto pode significar fraqueza para um homem.

Daqui se compreende porque é que, por vezes, os homens andam calados e ausentes; porque têm algum assunto para resolver.

Daqui também se depreende porque é que os homens ficam tão ofendidos quando as mulheres, com toda a inocência da sua necessidade de ajudar e apoiar o seu parceiro, lhe dão sugestões de melhoria.


As mulheres tentam mudar o comportamento dos homens dando conselhos ou fazendo críticas, não solicitadas, no espírito dos valores da entreajuda. Esta atitude faz com que eles se sintam desprezados e controlados. Ele sente-se ofendido, quando a mulher lhe oferece conselhos, porque ele acha que ela não o considera capaz de resolver o problema sozinho. A mulher não compreende porque, para ela, é sempre bom receber ajuda, sente-se amada e apoiada. Mas oferecer ajuda a um homem fá-lo sentir-se fraco e pouco merecedor de amor.

Toda a gente sabe que os homens não perguntam o caminho, não aceitam sugestões para arrumar a loiça na máquina, ficam ofendidos quando se lhes diz “eu bem te disse”. Do ponto de vista deles, se não forem capazes de resolver as suas tarefas com mestria e autonomia, podem ser vistos como incompetentes, colocando em risco o amor e a admiração da sua parceira! “se ela não confia na minha capacidade para resolver um problema tão insignificante, como poderá confiar em mim nas coisas importantes?”

Quando a mulher tenta ajudar um homem, ele sente que ela o quer consertar, que está estragado, sentimento que é altamente humilhante para um homem.

Por outro lado, o homem aprecia bastante esta ajuda quando, depois de tentar resolver o problema sozinho, sem resultado, decide então falar sobre o assunto e pedir conselho para uma solução. É muito mais provável que ele peça conselhos a uma mulher se sentir que ela não está a tentar mudá-lo para melhor.


Reinvente o amor na sua vida!

0 comentário

Comments


Arquivo

bottom of page