Quando estamos empenhados num processo de aprendizagem e desenvolvimento emocional, temos necessidade de olhar para nós com honestidade, forçarmo-nos a sair da nossa zona de conforto e procurar intencionalmente os obstáculos à nossa avaliação objetiva.
Enfrente e ultrapasse os obstáculos
1. Não tenho nenhum talento”
Um obstáculo comum à autoavaliação é considerarmos que não temos nenhum talento, nenhum ponto forte. Na verdade todos nós temos forças, por vezes, estamos tão habituados a elas que não lhe damos a devida importância.
Os seus talentos são as coisas que faz normalmente com tanta facilidade e prazer que parte do princípio que é assim para todas as pessoas. Pense de novo!
Quais são os seus TALENTOS? (escreva pelo menos 5)
2."Não tenho fraquezas ou defeitos”
O segundo obstáculo comum é considerar que se é perfeito. Normalmente este obstáculo vem disfarçado com desculpas, racionalizações, filtros, minimizações: “não tive culpa”, “foi sem querer”, “não tive tempo” …
Esta atitude funciona como uma defesa para o desconforto de aceitar os nossos erros. Quando descobrir um padrão de comportamento em que lida repetidamente mal com uma dada situação ou pessoa, lembre-se de que isso é um sinal claro dum ponto fraco seu.
Quais são as suas FRAQUEZAS?
Dessas fraquezas escolha uma para mudar. Defina o que quer mudar e como o vai fazer. Experimente durante esta semana, de forma sistemática.
Ao alterar a forma como se vê, modifica a forma como se sente em relação a si próprio e altera os resultados que está a produzir na sua vida. E já sabe, se quer resultados diferentes precisa de fazer as coisas de forma diferente.
Partilhe aqui os seus resultados.
E Reinvente a sua vida!
Comments