Ontem prometi que hoje iria abordar o tema de eliminar hábitos negativos da nossa vida. Então vamos lá!
O nosso cérebro funciona em padrões de comportamento que são automáticos, e que podemos comparar a uma autoestrada; sem obstáculos, sem entroncamentos, sem grande necessidade de decisões. Para interromper esses circuitos automáticos é preciso primeiro tomar consciência deles, depois interrompê-los, substituí-los e finalmente controlar e manter essa substituição.
1. Tomar consciência
Cada hábito que temos serve-nos para alguma coisa. Obtemos sempre algum tipo de ganho ou de reforço com um comportamento automático.
Por exemplo, comer um doce para reduzir a ansiedade, ser agressivo com alguém para nos defendermos de uma ameaça, beber ou jogar para esquecer uma angústia, deitar tarde para prolongar o dia, queixar-se/vitimizar-se para obter atenção...
Identifique o hábito que quer mudar. Analise qual o ganho que está a obter com esse comportamento.
Pense de que outras formas poderia manter esse ganho sem recorrer ao mesmo comportamento. Talvez possa ligar a um amigo, ou fazer alguns exercícios de relaxamento, em vez de assaltar a despensa. Respirar fundo e pensar que é forte em vez de gritar à sua família. Pode dar um passeio ou beber um chá para dissolver a angústia. Dar um elogio a alguém, sem esperar retorno, acaba normalmente por trazer carinho de volta.
2. Interromper e substituir o padrão
Agora esteja alerta para identificar o padrão de comportamento. Sempre que vai na direção da despensa, PARE. Faça rapidamente o comportamento alternativo que lhe traz o mesmo resultado. Repita.
É possível que algumas vezes se esqueça ou prevarique, mas não desista!
3. Controlar a progressão
Mantenha o controlo até deixar de pensar em ir à despensa. Sinta-se feliz por todas as vezes que se controlou e mantenha a esperança por todas as vezes em que se esqueceu!
Partilhe com a sua família e amigos os seus progressos, eles são uma excelente ajuda no apoio destas mudanças.
Qual é o comportamento que gostaria de substituir?
Comentários