top of page

Desenvolver autoconfiança

Todos nós temos recursos mas, muitas vezes, temos dificuldade em evocar esses recursos. Acreditar no seu valor e nas suas capacidades é uma crença impulsionadora muito eficaz e diretamente relacionada com o seu Autoconceito.


Um autoconceito positivo é agregador de elevada autoestima. Quando as crenças e as emoções sobre nós próprios estão alinhadas no seu melhor a nossa Autoconfiança é fantástica. Em estado de autoconfiança temos grandes hipóteses de ter sucesso.


O nosso cérebro funciona como um disco de um computador, arquiva os ficheiros das experiências passadas. Tal como no computador, podemos recuperar esses ficheiros a qualquer momento se carregarmos nas teclas certas. Podemos escolher recuperar os ficheiros dos momentos felizes, dos sucessos, ou podemos escolher carregar nos ficheiros que nos provocam dor.



Mas você também pode escolher gravar experiências diferentes por cima dos ficheiros que causam dor. Você pode reenquadrar as suas emoções, pode escolher mudar a representação interna das suas experiências de dor.



1. Pergunte a si próprio/a, o que lhe faz sentir dor?

        Que imagens, sons, palavras vêm à sua mente?


2. Oiça a mensagem ou intenção positiva dessa emoção.

        Estas emoções são mensagens que o alertam para prestar atenção a algo.


3. Aja em função da mensagem.

       Pense em várias coisas que pode fazer para resolver a situação que o incomoda.


4. Desligue o mensageiro.

       “Ouvi-te”. “Fizeste o teu trabalho, agora vai embora porque já não és preciso”. Se a sensação de desconforto persistir verifique se ainda há mais alguma coisa para prestar atenção!


5. Programe o seu futuro desejado.

       Imagine o seu futuro sem a dor desta situação

Em vez de se perguntar:

  • Porque é que isto me acontece sempre a mim?

  • Porque é que não consigo…?

Pergunte-se:

  • Quantas formas de resolver este problema posso encontrar?

  • Qual a forma mais fácil ou mais rápida de eu conseguir…?

Em todas as situações podemos escolher o pior cenário, mas também podemos escolher o melhor cenário possível! Reenquadrar as experiências negativas em cenários positivos dá-nos o poder de controlar a nossa experiência, empodera-nos, em vez de nos limitar, permite-nos produzir os comportamentos que nos levam aos resultados que queremos.

Escolher os "ficheiros" positivos e reenquadrar as emoções negativas são formas de desenvolver e manter uma elevada autoconfiança.


Autoconfiança Instantânea

Quando colocamos o nosso corpo em postura de autoconfiança é mais fácil sentir autoconfiança.

Coloque-se em pé, pés afastados à largura das ancas, bem assentes no solo. Mantenha a cabeça levantada e relaxada e os ombros para trás. Imagine um fio que atravessa verticalmente a sua coluna e a sua cabeça, que o/a suporta e que o/a puxa para o céu. Respire fundo (respiração abdominal) e devagar. Sinta-se apoiado/a e seguro/a por esse fio.

Repita o exercício do post “Recuperar momentos felizes”. Pense num momento em que se tenha sentido muito confiante, totalmente competente. O que sentiu? O que ouviu? O que viu? Como estava a sua postura corporal?

Prolongue este momento de reflexão usando a mesma postura. Preste atenção a essa postura e recupere-a sempre que precisar.

Estes exercícios foram úteis? Deixe aqui os seus comentários

Reinvente a sua vida!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Arquivo

bottom of page